quinta-feira, 31 de março de 2011

Bifosfonados e a Implantodontia


O uso de medicamentos ditos bifosfonados ou bifosfonatos é cada vez mais comum , principalmente na comunidade idosa, por tratar-se de medicamentos utilizados no tratamento de pacientes com osteoporose. A escolha desses medicamentos como sendo os principais e mais eficazes no tratamento de tal patologia fez com que um número maior de pessoas passassem a utilizá-los. Além da osteoporose, o medicamento também é utilizado em pacientes com: mieloma múltiplo, carcinoma de mama e próstata, doença de Paget, dentre outras patologias associadas ao esqueleto humano.
Foi a partir de 2003, quando foi relatado pela primeira vez as manifestações de necroses ósseas dos maxilares associadas ao uso dos bifosfonados, que atentou-se para tal problema. Além disso, descobriu-se que essa necrose dos ossos maxilares tratava-se de uma entidade de difícil tratamento e de uma morbidade bastante considerável.
Podemos citar alguns desses medicamentos :


1. Alendronato (FOSAMAX®). Via Oral , Utilizado para o tratamento da osteoporose pós-menopausa.
(descalcificação da matriz óssea e redução da massa óssea). É amplamente utilizado Potencia relativa
1000.
2. Risedronato (ACTONEL®): Via Oral , Utilizado para o tratamento da osteoporose pós-menopausa.
(descalcificação da matriz óssea e redução da massa óssea). É amplamente utilizado. Potencia relativa
1000-10000.
3. Pamidronato (AREDIA®). Via endovenosa, utilizado para o tratamento de mieloma múltiplo e metástase óssea e Doença de Paget. Potencia relativa 1000-5000.
4. Ácido Zoledrónico (ZOMETA®). Via endovenosa, utilizado para o tratamento de mieloma múltiplo e metástase óssea. Potência relativa >10000

Estou com uma revisão de literatura sobre o uso desses medicamentos e os problemas com a implantodontia , em breve postarei o resto ...

Um comentário:

  1. Thanks for an idea, you sparked at thought from a angle I hadn’t given thoguht to yet. Now lets see if I can do something with it.

    cialis

    ResponderExcluir